sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Cuide do coração nas festas de final de ano

Cuide do coração nas festas de final de ano As festas de final de ano, que incluem as ceias, os amigos-secretos e as confraternizações com os mais diversos grupos sempre vem acompanhadas de opções gastronômicas diferenciadas e que podem, muitas vezes afetar o coração.
 Segundo o cardiologista Everton Dombeck, do Hospital Cardiológico Costantini, é importante tentar balancear, aproveitando sair da rotina, mas também buscando não comprometer a saúde. “Todos os excessos são prejudiciais a saúde do coração, por isso, nesta época do ano, é importante manter a atenção”, explica o cardiologista. 
 Os abusos nos eventos de final de ao podem trazer efeitos a curto e longo prazo. 
A curto prazo a pessoa pode ganhar peso, se sentir inchada e ter efeitos na pele, como a acne.
 Já a longo prazo, o consumo exagerado de gorduras, carboidratos e açúcares pode trazer efeitos como aumento da pressão arterial. 
“Além disso, pode ocorrer uma descompensação dos níveis de colesterol e também, para os diabéticos, dos níveis de açúcar no sangue, que podem ser muito prejudiciais a saúde”, comenta Dombeck.
 O cardiologista indica que as pessoas cuidem com algumas questões simples para que passem com tranquilidade e saúde as festas de final de ano. 
“As pessoas devem sempre lembrar se hidratar bem, bebendo água regularmente. 
Além disso, é importante não abusar do sal e das bebidas alcoólicas. 
Na hora da ceia é indicado dar preferência para comidas leves, incluindo as proteínas, como o chester, o peru e o peixe.
 Frituras e o famoso leitão a pururuca devem ser evitados, e o consumo de doces deve ser moderado”, afirma o cardiologista. 
Ainda estão entre os alimentos liberados as castanhas e nozes, as frutas e as leguminosas.
 Stress de final de ano Além do cuidado com as comidas, outros fatores também precisam ser levados em consideração no final do ano para manter o coração em dia.
 Por ser uma época festiva e também de encerramento de ciclos, muitas pessoas acabam sofrendo mais com stress. 
“Muitas pessoas sofrem por sentir falta de alguém importante nessas datas. 
Outros por terem muitas tarefas acabam ficando mais ansiosos, e o corpo, incluindo o coração, sente os efeitos. 
Por isso é importante cuidar também do lado psicológico nesse momento, para que a pessoa encontre o equilíbrio e possa passar bem esse período”, enfatiza Dombeck. Hospital Cardiológico Costantini
Boa Tarde
Eu precisava muito ler isso
beijos
LOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...