quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Você sabia que a felicidade tem quatro pilares?


A felicidade não é um presente divino, mas sim uma conquista diária, que tem solidez quando realizada sobre pilares resistentes.
 É como uma casa que primeiro você deseja (um sonho), depois projeta (um plano) e, finalmente, constrói (uma ação). 
Quando alguém pensa que ganhou a felicidade de presente, logo vem um pesadelo.
 Como naquele homem que encontra uma mulher adorável e imagina que ela vai resolver todos os seus problemas e, mais tarde, percebe que precisa evoluir muito para merecer estar com essa pessoa especial.
 Como o indivíduo que se forma em Direito e pensa que agora está tudo resolvido, mas depois descobre que o título é somente o início de uma série de processos a ser enfrentado.
 Ou aquela pessoa que monta sua própria empresa, um sonho há muito acalentado, e percebe em seguida que existe um mundo de atividades novas que ela vai ter de desempenhar. As pessoas verdadeiramente felizes construíram suas vidas sobre bases sólidas. 
Feita de um mesmo concreto.
 É preciso observá-las e aprender com elas. 
Ao final, podemos notar que os fundamentos de suas conquistas são: competência, reciprocidade, ação e sentido.

Vamos a eles:

 1º) Competência

 Tudo o que uma pessoa faz bem é resultado do desenvolvimento de sua competência. Tudo na vida é resultado de treino. A competência também requer continuidade. Não adianta ser bom apenas por um dia. Tem de ser sempre. 

 2º) Reciprocidade 

 Tenha prazer em criar a felicidade para todos o que convivem com você: seu cônjuge, seus filhos ou seus amigos. Quando você quiser agradá-los, imagine algo que eles gostariam muito de fazer e surpreenda-os. 
3º) Ação 

 Não adie as ações importantes de sua vida. Faça hoje. Faça agora. Aquele abraço de reconciliação. Aquele pedido de desculpas para o colega de trabalho. Aquela declaração de amor que vem adiando. A maior parte das pessoas sabe o que tem de fazer e fica esperando o dia ideal, que nunca chega, e a vida passa. Como disse John Lennon: "Vida é aquilo que acontece enquanto você faz planos". Por isso sonhe e faça planos, mas principalmente saia para a ação.

 4º) Sentido 

 Não deixe para ser feliz no futuro. A felicidade é construída todos os dias, nos pequenos detalhes, nos encontros e nas reflexões. Eu acredito na felicidade e sei que Deus diz sim para aquilo em que acreditamos. Se sua vida não está do modo como você gostaria, dê um jeito de transformá-la. É o maior presente que pode dar a si mesmo.

Roberto Shinyashiki é psiquiatra, escritor e conferencista.

Obs: So faça aos outros aquilo que vc gostaria que fizessem com vc, portanto se algo não he agradou , faça um exame de conciência.

 Bom Dia
 Low

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...