segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Liberte-se do passado


O futuro pode parecer incerto e ficamos ansiosos com o presente. A única coisa que nunca muda é o passado. Assim, para alguns, ele representa a última segurança, um conjunto de certezas. Quando a situação está complicada, pode ser tentador pensarmos em como as coisas costumavam ser. Entretanto, quando você continua obstinadamente dentro dos limites do que se chama de segurança, a qualidade de cada momento do presente será apreciada somente como parte do passado. É preciso livrar-se dele para relaxar.

Imagine que seu passado é um porão enorme, escuro, escondido do mundo por uma porta pesada de madeira e com uma fechadura segura. Você entra – está frio e seco. Pelas paredes há fileiras de baús e potes. Cada um contém tesouros de nossas lembranças. Comece a explorar o porão. Abra os potes um por um e deixe algumas lembranças aflorarem. Você pode se lembrar de um passeio no verão quando fez amigos novos, maravilhosos; quando saiu de casa para começar vida nova em outra cidade; ou do momento em que conheceu seu companheiro. Algumas lembranças são tristes ou desconfortáveis, como quando não passou num exame ou terminou em relacionamento, mas pense no quanto aprendeu com as frustrações. E orgulhe-se ao redescobrir suas conquistas. Como elas afetam sua vida agora? Há alguma lição que gostaria de levar consigo do porão?

Agora, olhe com cuidado para o próprio porão. É escuro, empoeirado, cheio de teias de aranha, não é um lugar saudável. Contém todas as experiências que o moldaram ao longo do tempo, mas não há nada de aconchegante, caloroso ou convidativo nele. Agora que já está lá há algum tempo, você sente frio. Quando estiver pronto, prepare-se para sair do porão. Tranque a porta atrás de você e imagine-se esticando a ponta dos pés para pendurar a chave num gancho alto. As lembranças estarão sempre à mão, mas repousam num lugar em que você prefere não morar, e não estão livres para afetar o presente.


Derreta a escultura de gelo
Pode ser difícil deixar o passado para trás, especialmente se o que está diante de nós parece um desafio. Mas os benefícios do presente e do futuro suplantam em muito o custo de viver ancorado no passado. Este exercício o ajudará a seguir adiante:


• Feche os olhos e imagine que caminha num ambiente inóspito. No trajeto, há um bloco de gelo que representa seu passado. Está congelado na forma de uma bela ave, um cisne, por exemplo.

• Pense nas dificuldades passadas. Como elas o atingem agora? Por exemplo, tem medo de pedir aumento porque foi recusado da última vez? Faça mentalmente uma lista de suas conquistas que justificariam um aumento de salário. Valorize-se.

• Cada pensamento positivo provoca um golpe de ar quente sobre o gelo. O pássaro começa a derreter, formando uma poça de água limpa.

• A poça representa o seu presente. É formado de sabedoria, conhecimento, experiências e ações acumuladas do passado, mas é fluido, mutável e capaz de passar ao largo de qualquer obstáculo.
Volto mais Tarde
Beijocas amadinhos
Low


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...